O estudo de análise de riscos consiste na quantificação e qualificação dos riscos de uma determinada atividade por meio da aplicação de métodos consagrados para identificação dos perigos, definição das frequências e consequências dos eventos acidentais, análise da vulnerabilidade, cálculo e avaliação do risco social e individual.
Tem como seu principal objetivo, a formulação de procedimentos técnicos e proposição de medidas operacionais e físicas, para prevenir, minimizar e controlar os riscos de uma instalação. O Estudo de Análise de Risco fornece subsídios para que sejam estabelecidas medidas de controle dos riscos identificados, permitindo o desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Riscos e o Plano de Ação Emergência.
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), é desenvolvido para que se estabeleçam requisitos gerais de gestão, visando a prevenção contra acidentes. O PGR é uma ferramenta de gestão, e todos os seus itens, devem ser claramente definidos, documentados e aplicados em todas as atividades desenvolvidas no empreendimento, tanto pelos funcionários, quanto pelas empresas terceirizadas. É necessário que haja um responsável pela sua implantação e acompanhamento.
O Plano de Ação de Emergência (PAE), deverá ser capaz de proporcionar, de maneira rápida e eficaz, respostas às possíveis emergências, dentre e fora dos limites do empreendimento.
No PAE, devem estar previstos os recursos humanos, materiais e financeiros, atribuições para cada integrante, cenários pertinentes dos riscos, treinamento e capacitação da equipe, simulados e melhorias continuas no plano. O PAE é parte integrante do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.