Bacias de Contenção

Bacias de Contenção

Na área de armazenamento de derivados de petróleo e álcool no parque de tanques, aplicamos as melhores tecnologias para a construção da bacia de contenção. Construímos as bacias de contenção com a aplicação de manta polimérica, evitando contaminação do solo e água. Somos especialistas em reformas de bacias de contenção com a utilização de polímeros especiais capazes de vedar as trincas do concreto e acompanhar os movimentos de dilatação e contração do mesmo em função das variações de temperatura.

Diversos órgãos ambientais têm exigido que bacias de contenção em terminais de armazenamento de petróleo e álcool atendam aos critérios de impermeabilização estabelecidos pela NBR17505-2, o qual se baseia no coeficiente de permeabilidade referenciado à água. A decisão de impermeabilização de uma bacia de contenção baseada nestes critérios não considera o produto armazenado e as especificidades do local, podendo gerar desperdício de recursos financeiros. Estudos têm demonstrado que solos argilosos submetidos à infiltração de compostos orgânicos podem apresentar permeabilidades superiores aos obtidos com água. Vários estudos investigaram a eficiência de impermeabilização em bacias de contenção de terminais de armazenamento de petróleo e derivados e usinas de álcool. Os resultados revelam que não é seguro definir critérios de impermeabilização baseados unicamente no coeficiente de permeabilidade à água, conforme exige a NBR17505-2.

Nem todas as empresas possuem a real dimensão das consequências que um vazamento de produtos químicos e combustíveis pode trazer ao seu negócio. A legislação é bastante rigorosa e prevê penalidades pesadas que vão desde a aplicação de multas até a paralisação das atividades. Se houver dano ao meio ambiente, a empresa será obrigada a repará-lo ou ainda a indenizar o Poder Público. A responsabilidade criminal também pode trazer impactos altamente negativos não apenas para a empresa, como para os seus responsáveis.
Quem já enfrentou problemas com os órgãos de fiscalização e com o Ministério Público, sabe que um “simples vazamento” pode se transformar em um grande problema. O site: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/05/637563-usinas+de+alcool+sao+multadas+e+embargadas+pelo+ibama+no+espirito+santo.html, apresenta uma reportagem mostrando as consequências severas enfrentadas por duas usinas de álcool no Espírito Santo que, além de multadas, foram embargadas até a completa solução dos problemas relacionados à bacia de contenção com vazamentos.

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

Bacias de Contenção - LDAR

logo